quarta-feira, 27 de abril de 2011

"Depois de haver passado tantos e tão longos anos de minha vida a correr as tabernas da filosofia, depois de me haver entregue a todas as politiquices do espírito e ter participado de todos os sistemas possíveis, sem neles encontrar satisfação, ajoelho-me diante da bíblia."
Henrique Heine - poeta lirico alemão

A bíblia

B Í B L I A

"Formada por 66 livros contendo estórias, profecias e orientações para uma vida devotada, a Bíblia é a mensagem de Deus para o seu povo. De Moisés ao apóstolo Paulo, Deus inspirou homens para registrar suas palavras a fim de transmiti-las a outras pessoas. É ferramenta para entendimento da vontade de Deus para nossas vidas. É uma revelação especial de Deus. Explica como Ele é, como espera que nos comportemos e as conseqüências de aceitarmos ou rejeitarmos sua mensagem. É um dos livros mais traduzidos e lidos no mundo todo. Proclama a obra amorosa e redentora de Deus para os que não conhecem Jesus Cristo. Tem tocado milhares de corações com suas promessas de esperança. A Bíblia revela quem Deus é, o que Cristo fez por nós e como devemos viver para refletir sua maravilhosa obra em nós."

Abdias Barreto - Teólogo e Professor

terça-feira, 26 de abril de 2011

Nova Era

O Movimento “Nova Era”

“Aquele que Blasfemar o nome do SENHOR certamente morrerá....”

LEVITICO 24. 16


"O Movimento Nova Era tem muitas subdivisões, mas é geralmente uma coleção de sistemas de ensino metafísicos de influência oriental, um conglomerado de teologias, esperanças e expectativas mantidas juntas com um ensino eclético de salvação, "pensamento correto" e "conhecimento correto". É uma teologia de "bem-estar", "tolerância universal" e "relativismo moral". Na Nova Era o homem é o centro (Antropocentrismo). Ele é visto como divino, como cooperador na criação, como a esperança de um futuro de paz e harmonia.

A r c o - í r i s

É o símbolo principal da Nova Era, mas apresentado só pela metade! Ele representa a ponte entre a alma humana individual e a "Grande Mente Universal" ou "Alma Universal". Também é considerado como "Ponte Mental" entre o homem, as energias cósmicas e a cidade de Shambala. Na Bíblia, o arco-íris é o símbolo da Aliança entre Deus e o Seu povo.

N o v a E r a - H i s t ó r i a

As raízes do Movimento Nova Era originam-se na fundação da Sociedade Teosófica em 1875, em Nova York, pela russa Helena Petrovna Blavatsky. Uma das doutrinas básicas da teosofia ensina que todas as religiões têm "verdades comuns", as quais transcendem todas as diferenças. Os adeptos da Sociedade Teosófica acreditavam na existência de "mestres", os quais seriam seres espirituais ou homens especialmente favorecidos pelo destino e que haviam "evoluído" mais do que grande massa, isto é, os que haviam se tornado “especialmente iluminados”."

Texto da internet

Professor Abdias Barreto – Teólogo e Professor

Abertura

Meditando nas práticas religiosas de nossa contemporaneidade e juntando com o que aprendi e aprendo no seminário, nos cultos, lendo a bíblia e livros percebo que a epistemologia religiosa e porque não dizer epistemologia bíblica ( se é que podemos falar em epistemologia em religião) é fascinante, principalmente quando confrontamos com outros paradigmas religiosos e doutrinários. Juntando com aspectos culturais, históricos e sociais, percebemos uma natureza humana provável ou quem sabe não estaríamos extrapolando o bom português em dizer pré-estabelecida.

Como parte dessa natureza, ciências e teorias surgem e criam um verdadeiro campo frutífero de ideias, convicções, preconceitos, crises e muitos outros valores que dentro de um contexto antropológico são um verdadeiro celeiro da natureza do homem. É pensando nisso e na liberdade de que cada um de nós temos em divulgar nossos pensamentos que resolvi defender a minha fé, com respeito e com um princípio mestre: a bíblia como sendo a palavra de Deus. Isso não impede que dentre os textos publicados haja referências de outros livros, aliás, isso será mais comum do que possamos pensar neste momento, mas não haverá “aferidor”, como gosta de chamar um mestre meu, maior do que a bíblia.

Que O Grande possa desde já te abençoar, pois dentro de um mundo digital deturpado você escolheu conhecê-lo.

"Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra.
Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei por mim mesmo, os meus olhos o verão, e não outros.

Jesus está voltando!"